sexta-feira, 8 de abril de 2011

APRENDENDO A NOS CONHECER


O inspirado escritor Albert Nolan, em seu livro “JESUS HOJE”, pondera que normalmente estamos tomando uma imagem nossa, projetada e distorcida, por “nosso verdadeiro Eu”. Afirma então que esta imagem projetada, que não obstante, muitas vezes nos domina, é na realidade o “nosso eu egoísta”. E , dá algumas pistas simples de como começamos a notar os sinais de nosso verdadeiro eu: quando começamos a sentir um forte desejo de conhecer a verdade acerca de nós mesmos, por muito humilhante que essa verdade possa revelar-se, isso é o nosso verdadeiro eu; quando conseguimos rir das manias do nosso ego, é o nosso eu que está rindo; quando nos sentimos, genuinamente, movidos por sentimentos de compaixão para com as pessoas necessitadas, esse é o nosso verdadeiro eu; quando começamos a sentir uma grande gratidão pelos inúmeros dons que a vida nos oferece, podemos ter certeza de que isso não provém do nosso ego.O ego é completamente incapaz de sentir gratidão.”

E admoesta finalmente, que, O principio de autoconhecimento, .., é a autoconsciência crescente do nosso ego e de como ele funciona... devemos dar inicio à prática de observar o nosso comportamento em diversas circunstâncias, e de reconhecer as nossas compulsões e obsessões. Devemos começar a enfrentar com o máximo de verdade possível as nossas motivações...”.
Esta oportuna reflexão me estimula a exercitar um salutar distanciamento daquilo que é objeto de minha atenção imediata, para melhor avaliar as motivações que me movem, que podem assim ter duas fontes: o eu egoísta, ou, o Eu verdadeiro.
Isto me trouxe uma esperança; afinal, tantas posturas assumidas, ao longo da vida, e que não se revelaram propriamente altruístas, não era o meu verdadeiro eu, mas seu simulacro, alimentado por tantas fantasias e erros incorridos. Por outro lado, deu-me uma pista a ser seguida: observar melhor os sinais do verdadeiro eu, como os mencionados.
Particularmente, gostei da recomendação para desconfiar, quando nos levamos a sério em demasia, perdendo assim a capacidade de poder rir das manias do nosso ego.
E, o alivio, de reconhecer em alguns sinais demonstrados de compaixão e de gratidão, como fortes evidências de que se trata do meu verdadeiro Eu, a ser, doravante, mais estimulado.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AMIGOS PARA SEMPRE



Toda vez que revejo fotos de tantos amigos, conquistados em muitos anos de vida, me emociono! Alguns, ainda tenho o privilégio de poder abraçar, de vez em quando; muitos agora se encontram longe, até do outro lado do mundo; outros já partiram...; todos deixando uma saudade infinita, e um marca indelével em nossa vida. Quanta saudade! ... há se pudesse voltar no tempo! só para poder apreciar suas presenças, e agradecer a Deus por existirem de verdade!
Em nossos, agora distantes, anos de convivência, foram aparentemente momentos comuns, quase desapercebidos, e que hoje, trago na lembrança para constatar que, na realidade formam, um patrimônio incalculável. Cada lembrança uma jóia de inestimável valor, que o tempo longe de apagar, acentua a cada ano que passa.
Hoje, teria tantas coisas para compartilhar com cada um, e que no fundo se resume em poucas palavras: obrigado por existirem, eu também amo você! Demorou para cair a ficha, de que cada relacionamento, principalmente aqueles de amizade, são muito mais do que circunstâncias, são os próprios elos da corrente da vida.
Guardo com muito apreço, um quadro singelo, mas muito significativo, que logo mandei emoldurar, com o nome de todo o quadro de pessoal, numa justa homenagem da Eletrobrás. E, na imaginação, amplio o quadro, para incluir cada um, com tudo que representa para mim, e poder contemplar agradecido, pelo que, no seu conjunto, juntamente com a família, é na realidade o quadro da nossa vida, e nosso legado principal.