segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MEUS TRÊS PEDIDOS DE + PARA O ANO NOVO DE 2012


QUERO VIVER +, EM HARMONIA, NA “PAZ DE DEUS”. Paz é algo muito mais positivo e abrangente do que a ausência de conflito; é antes, tudo quanto contribui para o sumo bem do homem. Paz = Shalom, é a tradução do grego Eirene, e envolve tudo quanto constitui o repouso, o contentamento e a verdadeira felicidade do coração. Descreve a serenidade, a tranqüilidade, o perfeito contentamento da vida totalmente feliz e segura. Eirene é a palavra para descrever a perfeição dos relacionamentos; é a palavra da amizade humana, do relacionamento certo entre as Nações. Paz define também o relacionamento certo entre o homem e Deus, e por decorrência o relacionamento certo em todas as esferas da vida. Esta Paz consubstanciou-se no dom (presente) de Jesus Cristo. Quando ressuscitou, sua saudação foi: “Paz seja convosco”; e quando voltou aos Céus, sua última vontade e testamento foi: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou” . Desejo enfim que a Paz de Deus se realize a cada dia, no meu viver, por meio de atitudes que falem de boas relações com Ele. Shalom Adonai !
QUERO VIVENCIAR +, EM ADMIRAÇÃO E REVERÊNCIA, O SUBLIME E O INEFÁVEL MISTÉRIO QUE ENVOLVE O MILAGRE DA VIDA. Admiração é derivado de miraculum – milagre. No pensamento do rabino Joshua Heschel, “admirar significa ver, e, no ato de ver, sentir o estranhamento do que aparece. Segundo ele, “o que aparece é sempre admirável e tem força de produzir em nós uma tonalidade ou disposição afetiva a que chamamos de espanto ou admiração. O que nos enche de maravilhado assombro não é o que compreendemos e somos capazes de comunicar, mas o que se situa dentro do nosso alcance e ao mesmo tempo está além da nossa compreensão. A música, a poesia, a religião, todas iniciam a alma no encontro com um aspecto da realidade para o qual a razão não tem conceitos e a língua não tem palavras. A reverência é uma das respostas do homem à presença deste mistério. O sublime e o inefável são aquilo que vemos mas que somos incapazes de expressar, e, para o que, a nossa resposta pode despertar em nós a percepção do milagre.” Neste contexto, espero então criar mais espaço propício para louvor e adoração a Deus, Supremo Criador e Mantenedor da vida.
QUERO SENTIR +, QUE VIVI OS DIAS DA MINHA VIDA, E, PODER CONCLUIR QUE VALEU A PENA! Segundo Henri Boulad, “há duas maneiras de olhar o passado: a maneira profana, que reduz a vida a uma sucessão de eventos vazios e unidimensionais, e a maneira sagrada, que vê na existência a ação secreta e contínua de Deus. Na ocasião em que as coisas acontecem, não tomo consciência de seu significado e é só depois, em resultado de certo distanciamento que descubro a graça especial, a profunda importância de tais acontecimentos. Lembrar-se é trazer aos nossos corações um evento passado, para dar-lhe nova vida. Em latim, “recordare” significa “reevocar” e deriva da palavra latina para coração: “cor, cordis”. Assim recordar não é apenas uma atividade abstrata do cérebro, mas uma coisa do coração ... É certo que o passado não morre, e as lembranças mantêm o passado vivo, presente. É por isso que as memórias são tão sagradas...Viver com todo o peso e o ímpeto do que fui, molda minha vida de uma maneira bem diferente e ela assumirá outra dimensão. As lembranças nutrem nosso presente com seu sabor e seu fogo e nos dão um valor inestimável”. Assim “quero trazer à memória, o que pode me dar esperança”.
E o mesmo desejo a todos que me dão a alegria de poder chamá-los de amigos!

2 comentários:

  1. Quando eu crescer, quero escrever bonito como você. Belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, Pericles. Muito me emocionou o seu legítimo escrito.
    Desejar usufruir de todos esses desejos é como estar com a alma de frente com a liberdade. Não é estar totalmente liberto, mas é estar quase chegando lá.
    Recebo os seus desejos como meus e os reparto com aqueles que amo.
    Que o ano de 2012 venha trazendo tudo de melhor que um ano novo pode proporcionar e que tenhamos sabedoria e saúde para aproveitarmos tudo isso.
    Meus votos sinceros.
    Marluci Costa

    ResponderExcluir