domingo, 5 de agosto de 2012

ANSIAMOS POR VIVER EM PAZ !



Conta-se, que num concurso para escolher uma pintura que simbolizasse a paz, os quadros convencionais retratando uma “pomba da paz”, foram preteridos pela seleção de um quadro que mostrava um ninho de passarinho preso aos galhos de uma árvore, que se projetava sobre uma grande cachoeira. E a justificativa foi que, a verdadeira paz, não depende das circunstâncias favoráveis, sendo possível se viver em paz, mesmo em meio a um ambiente atemorizador.
Paz, comumente, tem o significado restrito de ausência de guerra e de problemas. No pensamento hebraico contudo “paz= shalom”, é algo muito mais positivo e abrangente; é tudo quanto contribui para o sumo bem do homem. Paz é a tradução do grego “Eirene”, e envolve tudo quanto constitui o repouso, o contentamento e a verdadeira felicidade do coração. Descreve a serenidade, a tranqüilidade, o perfeito contentamento da vida totalmente feliz e segura. Eirene é a palavra para descrever a perfeição dos relacionamentos, da amizade humana. Paz é, então, o relacionamento certo entre as Nações, entre grupos de pessoas; é o relacionamento certo em todas as esferas da vida.
A falta de paz, está associada com o medo. A genuína Paz lança fora todo o medo. Medo das circunstâncias, medo do futuro, e não por último, medo de perder o controle da situação. “Uma das maiores fontes de ansiedade para o ser humano é o desejo de controlar a realidade. Geralmente tendemos a querer que as coisas se manifestem exatamente da maneira que desejamos ou consideramos ideal. Ocorre que, muitas vezes, tentamos forçar os acontecimentos ou entramos num estado de ansiedade e medo, temendo que eles não se concretizem. O controle, aliás, é um dos aspectos do medo, pois queremos manipular as variáveis de uma situação por recearmos que ela se desenvolva da maneira que gostaríamos. Este comportamento, geralmente, se deve ao fato de que somos ensinados, desde pequenos, a "fazer coisas acontecerem".   O mundo nos cobra uma ação permanente, afirmando que, somente os que correm atrás é que conseguem sair vencedores.Este ensinamento carrega em si a ilusão da onipotência, pois considera que a vida é tecida somente por nossos desejos.“ (registro de um colega).
A ausência de paz implica também em que vivemos cansados! Um dos sinais dos tempos atuais, é estarmos, quase sempre, muito cansados; cansados de se esforçar para assegurar uma vida digna, de lutar por um lugar ao sol, e cansados de esperar, ansiosamente, por um resultado que não chega; é fácil observar nos noticiários, provas de que este é um mal que acomete generalizadamente, mesmo  pessoas muito abastadas de riquezas materiais, mas que padecem igualmente da falta de paz, que não se pode comprar.
Paz é também o termo para o relacionamento certo entre o homem e Deus, e sua ausência constitui-se na verdade, na raiz de todo medo e cansaço existencial. A Paz é o dom = presente de Jesus Cristo. Quando ressuscitou, sua saudação foi: “Paz seja convosco”; e quando voltou aos Céus, sua última vontade e testamento foi: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. Esta paz genuína, que enseja  relacionamentos certos em todas as esferas da vida, e, que traz descanso e refrigério para a alma, Deus abre a Sua mão e a dá abundantemente à todos que verdadeiramente O amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário