segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Da QUALIDADE DE VIDA à VIDA ABUNDANTE- insights sobre nossas necessidades, interesses, desejos, motivações, e alvos na vida

A QUALIDADE DE VIDA, enquanto método desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, mede as condições de vida de um ser humano envolvendo o bem físico, mental, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos, e, também a saúde, educação, poder de compra e outras circunstâncias da vida. É composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

NOSSAS NECESSIDADES. Abraham Maslow, propôs uma hierarquia de nossas necessidades, segundo a qual, as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua autorrealização. Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide: 1) necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo; 2) necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida; 3) necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube; 4) necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos; 5) necessidades de autorrealização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza”. É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem de ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos que ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".(extrato antigo do serviço de pesquisas da Encyclopedia Britanica).

NOSSOS INTERESSES E DESEJOS MAIS BÁSICOS. Psicólogos e sociólogos descobriram que certos desejos são comuns aos seres humanos em todo o mundo, e que esses desejos dominam o comportamento individual. Que o homem, em qualquer lugar, é motivado por certos interesses que são o resultado e a expressão de necessidades fundamentais de sua natureza. Esses interesses são: o interesse procriador; o fisiológico; o individual ou egoístico; o social; e, o transcendental, isto é, interesse no infinito, no sobrenatural. A satisfação desses interesses possibilita a ascensão e desenvolvimento das sociedades, e responde pelas várias instituições sociais, como família, sistemas econômicos e religião. Cada um desses fenômenos societários, e muitos outros, podem ser atribuidos à existência daqueles interesses. Outra relação inclui: 1) desejo de novas experiências, ou seja, um desejo de evitar a monotonia e uma ânsia de excitamento, e que expressa-se de várias formas, dependendo do temperamento do indivíduo e do tipo de sociedade em que vive; 2) desejo de segurança que, em certo sentido, é o proposto do de aventura, mas que se acha presente ao mesmo tempo; 3) desejo de resposta, que é o desejo de afeição, simpatia, e estima dos outros; esta ânsia de resposta se encontra na amizade, e no amor filial, paternal e conjugal; o fracasso na satisfação desse desejo básico pode destruir a moral e a eficiência do individuo; 4) e, desejo de reconhecimento, que é o desejo de aprovação dos outros; acredita-se que esse desejo tenha raízes na nossa aspiração de autoestima. (extrato antigo do serviço de pesquisas da Encyclopedia Britanica).

NOSSO DESEJO DE JUSTIÇA, ESPIRITUALIDADE, RELACIONAMENTO E BELEZA. São características distintivas do ser humano:1) um chamado à justiça na esperança de endireitamento do Mundo e de todos nós que nele vivemos; 2) a fonte escondida da espiritualidade - é como uma placa indicando que os seres humanos foram feitos para algo mais...; 3) o campo dos relacionamentos humanos - é como se nós, humanos, tivéssemos sido feitos para encontrar nosso propósito e significado, mais no outro, e nos significados e propósitos compartilhados com uma família, amigos, etc.; 4) a admiração pela beleza - o mundo está repleto de beleza, mas ela é incompleta, e, do mesmo modo que a justiça, escapa de nossas mãos. (de “Simplesmente Cristão, porque o cristianismo faz sentido”, de N.T. Wright).

NOSSA MOTIVAÇÕES PRIMEIRAS. Ânsia de prazer, para Freud; ânsia de poder, para Adler, e Nietzsche; ânsia de significado, para Viktor Frankl (famoso psicólogo, sobrevivente do holocausto, que desenvolveu a corrente da psicologia denominada Logoterapia, baseada na busca por sentido como motivação primária da vida - os caminhos através dos quais podemos encontrar sentido são: vivenciando, ou criando, ao nos dedicarmos a uma obra, tarefa ou pessoa. Viver com sentido, significa descobrir o melhor valor possível dentro de uma situação e realizá-lo).

A IMPORTÂNCIA DA FÉ. Todas as coisas existentes podem ser classificadas em dois grupos: o que está dentro do homem, e o que está fora dele; ao que está dentro do homem chamamos mundo subjetivo, e ao que está fora chamamos mundo objetivo. No mundo subjetivo, isto é, na alma do homem, há apenas necessidades; ali encontramos somente apetites, desejos, fome, sede, saudades, poderes pessoais, etc. A fome indica necessidade de alimento, a sede indica necessidade de água, a saudade revela necessidade de companheiros, etc,, e assim vemos que só necessidades enchem o mundo subjetivo, onde não se encontra satisfação para nenhuma delas. É no mundo objetivo que encontramos a satisfação de todas as necessidades do mundo subjetivo; achamos no mundo subjetivo a fome, no objetivo o pão; no subjetivo a sede, no objetivo a água; no subjetivo o desejo de saber, no objetivo a verdade. Enfim, para cada necessidade que se verifica no mundo subjetivo, encontramos a adequada satisfação no mundo objetivo. O mundo objetivo depende do mundo subjetivo para o seu progresso, e o mundo subjetivo depende do mundo objetivo para a satisfação de suas necessidades. O intercâmbio entre os poderes do mundo subjetivo e os bens do mundo objetivo, se estabelece pela fé. Pela fé não só o homem reconhece a sua necessidade, senão também procura achar a satisfação que para ela existe no mundo objetivo. O homem não chega a satisfazer a nenhuma das suas necessidades, senão pela fé. Neste sentido o homem em geral vive pela fé. Todas as fases da vida são um resultado da fé. Sem fé, não há, nem pode haver vida. “( de “Esboço de Teologia Sistemática”, de Langston).

VIDA ABUNDANTE. A fé também liga a necessidade à salvação; salvação de uma vida de pecado (= errar o alvo para o qual fomos criados) afastada de Deus, para uma vida de relacionamento com Deus, de maneira tão íntima como ocorre no contato entre pai (Deus) e filho (nós). E existem apenas dois objetivos finais pelos quais podemos optar: um é “o supremo bem de Deus e do universo”, isto é, amar a Deus primeiro e ao nosso próximo como a nós mesmos; o outro alvo é o “eu”. Não existe nenhuma outra alternativa, nem meio termos, nem posição de neutralidade. E esses dois alvos, como objetivos finais, se excluem mutuamente; são antitéticos e antagonistas.A vida abundante é então o padrão de qualidade desta vida, vivida pela fé em Cristo Jesus. Daí o Evangelho (= boas noticias): “Ele (Jesus Cristo) veio para que tenhamos vida, e vida em abundância.

Aos meus amigos, a quem convido, se desejarem, comentarem,e/ou enriquecerem com novos insights.

Um comentário:

  1. Esse estudo de Maslow é muito importante. A gente que trabalha com educação tem que ter em mente esses conceitos. Com fome você não aprende, né mesmo?! O Edir Macedo da Igreja Universal soube muito bem como trabalhar esses conceitos a seu favor. Essa coisa filosofal de busca da verdade, do Conhecimento, só tem sentido para os que não têm fome ou dor.

    ResponderExcluir