sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Carta aberta aos queridos ex-colegas de trabalho


Próximo de completar um ano de aposentadoria, gostaria de reiterar minha satisfação em ter trabalhado com uma equipe tão amiga, e que me propiciou, inclusive, uma despedida comovente, que faço questão de deixar registrada na postagem (pois não é que estou me tornando um blogueiro!) que antecede.
Nesta oportunidade, quero relembrar os bons tempos que passamos juntos, dividindo trabalhos, preocupações e uma companhia fraterna, mesmo quando em meio às discordâncias normais do dia a dia.
Foram tempos marcados por realizações e frustrações, alegrias e decepções, empolgação e desencanto, todas agora convertidas em memórias, de um tempo que passou, e que não volta mais, e levou consigo anos vitais de nossas existências.
Particularmente, gosto de recordar dos mais novos contratados, que estão ainda percorrendo a primeira milha, na longa caminhada de executivos da administração pública (na minha época, mais que um emprego, era um status), desenvolvendo uma vida profissional que se fará intensa e extensa, orientados pela vontade de vencer, e embalados com sonhos de sucesso.
Boa sorte! e coragem! Torço para que não desistam de buscar o melhor, com uma pitada de humildade, que ao final se revelará como um fator indispensável.
Certamente que nosso desafio agora é outro, e, dizem aqueles mais conscientes, que é hora de substituir as racionalidades e suas certezas, pela sabedoria de “quem sabe que nada sabe”. Saborear a vida, se possível, com serenidade, mais emoção que razão, própria de uma vida que se quer re-encantar.
Vivendo num tempo em que se lê tanto sobre auto-ajuda, e melhor somos estimulados na ajuda ao próximo, pondero que melhor ainda é, se podemos estar atentos para um Deus que nos ajuda, e que faz-nos fazer a diferença, transformando finalmente, a vida de cada um, em uma obra de arte, bela e única.
Concluo com esta pérola de pensamento inspirado, retirada do fundo do meu baú da felicidade, onde venho acumulando poções de sabedoria, e, vez por outra provando-as: “cada pessoa é um sonho de Deus tornado realidade; um destino; um ser planejado intencionalmente que Deus pôs no mundo como um personagem único nesta história que se desenrola”. Neste sentido, sábio é aquele que faz deste sonho sua meta de conhecimento, e objeto de aprendizado; e eu também continuo aprendendo e querendo aprender mais. Convido-o a também pensar no assunto.
Daqui de meu posto remoto, de aposentado, fico então recordando com saudades de cada um em particular, e com um olhar que se renova sobre a necessidade de aprofundar um relacionamento amoroso com Deus e com os outros, e isto é quase tudo que tem real valor na vida.
Com um grande, caloroso, e fraternal abraço, do amigo

3 comentários:

  1. Péricles, essa agora me emocionou !!! Quebela homenagem você nos fez !
    Fico muito feliz em ter feito parte desse momento da sua vida e também por fazer parte dessa família Eletrobrás.
    O sua missão missão continua, levando toda a sua sabedoria em outras paragens, que com certa será de grande valor.
    Continue nos abrilhantando com suas ricas mensagens.
    Um grande abraço da amiga de sempre.
    Marluci

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso Péricles, vc como sempre surpreendendi, eu tive a honra de aprender muitas coisas com você e foi muito bom o tempo em que passei na Eletrobrás, um dia espero com certeza retornar.

    Espero sinceramente que você seja muito feliz.

    Continue a escrever mais...

    Abçs.

    Alinne.

    ResponderExcluir
  3. Oi Péricles, que felicidade em ter convivido com você durante meu tempo de estágio na Elétrobras, e mais feliz ainda por que sei que hoje como terceirizada, sou uma das pessoas que recebeu um grande apoio de sua parte, fico feliz pois conheci um grande homem de Deus e sei que mesmo longe permanecerá perto em nossos corações. Grande abraço, Meire.

    ResponderExcluir