terça-feira, 30 de março de 2010

A ADMIRAÇÃO QUE A BELEZA NOS TRAZ


Retornando de uma caminhada matinal pelo belíssimo Parque Barigüi, em Curitiba, certamente um convite à contemplação da beleza do ambiente, com direito à trilha sonora de pássaros, estava pagando meu tributo diário ao corpo, nem sempre reconhecido, em meio a tantas preocupações imaginárias e desnecessárias, que nos ocupam o tempo.
Curtindo esta lassidão de vida de aposentado, lembrei-me de um comentário de N.T. Wright (Simplesmente Cristão), que assim se expressava: “A beleza, quer na ordem natural ou dentro da criação humana, é algo tão forte que evoca nossos mais profundos sentimentos de respeito, admiração, gratidão e reverência. É algo que nos faz sair de dentro de nós mesmos e que mexe com nossos sentimentos mais profundos. Mas, qualquer um que tentar aprisioná-la descobrirá que o elemento fundamental, aquilo que o atrai e provoca sua admiração é exatamente o que se perde quando se tenta agarrá-la. A beleza está ali, mas ao mesmo tempo não está. A beleza é isto – esta canção, este por do sol,... – e não é.”
No contraponto da caminhada rejuvenescedora, observei na saída, a chegada de palestrantes engravatados, se dirigindo para o Salão de Convenções nas instalações do Parque, empostados, carregando suas pastas cheias de conhecimento técnico a repassar, e cujo conteúdo ousaria dizer, nem de longe reúne os requisitos de beleza como referidos. Mesmo assim certamente terão, por força das convenções, uma platéia cativa e atenciosa, em que muitos provavelmente não poderão também apreciar e aprender com a natureza em volta, valores maiores da vida, e que valem a pena serem buscados como a Beleza, o Bem e a Verdade.

Um comentário:

  1. Observei que, embora o motivo do inspirado texto tenha sido o "belíssimo Parque Barigüi, em Santa Felicidade, Curitiba, ...convite à contemplação da beleza do ambiente, com direito à trilha sonora de pássaros", a foto postada é do Rio de Janeiro. Coisa de carioca...mesmo de raízes nordestinas. Estas sim, exibem destacadas belezas. Na verdade somos todos privilegiados, pelo encanto que a maior parte das regiões do Brasil exibe. E não poderia ser diferente, na visão do salmista que reconhece um pouco da beleza de Deus na natureza - Salmo 8:1"...expuseste nos céus a Tua majestade..."; Salmo 19:1" Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento as obras de Sua Mão"

    ResponderExcluir